PARTE DO INÍCIO DA PALESTRA:
"...O que leva as pessoas em geral e as crianças em particular em darem VALOR
ao consumo e não somente darem valor ao consumo e sim associar o consumo
à própria IDENTIDADE, ou seja:
Se verem como SERES CONSUMIDORES, não somente por gostarem de comprar mas,
verem na sua IDENTIDADE DE UM CONSUMIDOR.
VAMOS MAPEAR ESSE TEXTO COM UMA VISÃO AMPLA ONDE VEREMOS TUDO POR ESSA ORDEM:
- A SOCIEDADE
- A INFÂNCIA
- A DIMENSÃO MORAL
Antes de mais nada, a minha proposta é em torno de uma análise salientar que nós
vivemos numa CULTURA entre vários nomes o que mais se adequá,
é a CULTURA DA VAIDADE.
Vou explicar as razões:
- Vocês sabem que existe uma espécie de "nebulosa semântica" em torno do AMOR PRÓPRIO.
Então, envolve temas como orgulho, fatuidade, honra, altivez, soberba, afetação,
arrogância e a própria vaidade, são temas que circulam em torno da dimensão AMOR PRÓPRIO..."
Assista a palestra na íntegra pelo youtube:
Palestra de Yves de La Taille no 2º Fórum Internacional Criança e Consumo.
7:00 O que é um vencedor hoje?
9:50 Vergonha X orgulho
11:50 Cultura do Espetáculo
20:20 Valorização: autoridade ou celebridade?
22:10 Porque as pessoas consumem tanto?
Yves de La Taille, é professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Autor de "Moral e ética - dimensões educacionais e afetivas" (Prêmio Jabuti 2007). Atualmente, ministra aulas de Psicologia do Desenvolvimento e desenvolve pesquisa na área de Psicologia Moral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário