TUTORIAIS PARA USAR PARTICIPAR DESTE BLOG

26 de março de 2015

PESQUISADOR DA FIOCRUZ ESTUDA ORIGEM DO EFEITO DA AUTO-HEMOTERAPIA



Um componente protéico presente no interior de alguma população celular no sangue deve ser o responsável pelos efeitos terapêuticos da auto-hemoterapia. É o que mostra o resultado de pesquisa feita pelo Dr. Flávio Alves Lara, Bacharel em Microbiologia, Mestre em Biociências e Biotecnologia, Doutor em Química Biológica e Assistente de Pesquisa do Laboratório de Microbiologia Celular do Instituto Oswaldo Cruz, órgão da Fundação Oswaldo Cruz.
Através do trabalho denominado “Utilização do camundongo NOD (Non-obese diabetic) como modelo de estudo sobre a eficácia da auto hemoterapia”, o pesquisador mostra também que “De fato, auto hemoterapia utilizando-se apenas da fração plaquetária já é utilizada em vários tipos de tratamento, de implantes ósseos à cura de ulcerações cutâneas, associadas ou não à diabetes”.
Nas conclusões do trabalho, o Dr. Flávio Alves Lara afirma: “observamos novas evidencias a respeito da eficácia da autohemoterapia como ferramenta terapêutica imunomodulatória”, acrescentando que “Nossos resultados iniciais apontam para a participação preponderante da fração celular em detrimento da fração plasmática e do componente heme”, finalizando que “Novos estudos tornam-se necessário para uma total compreensão do mecanismo de ação da supracitada ferramenta terapêutica”.
O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz observa que se trata de um estudo preliminar, que não dá respaldo científico ao uso da ferramenta em humanos e que “Apesar da sua provável eficácia em um modelo animal clássico de doença auto-imune, seu mecanismo de ação e riscos em potencial não são conhecidos”.
Segundo a pesquisa, após 4 meses de tratamento era visível a diferença entre os animais tratados com injeções contendo a fração celular e plasmática do sangue, quando comparados aos animais tratados com heme e salina. “Os resultados colhidos até o momento apontam para um novo e inesperado mecanismo envolvendo a auto-hemoterapia”- observa.



OUTROS LINKS SOBRE ESSE ASSUNTO NO BLOG


1 - AUTO HEMOTERAPIA - TEU PRÓPRIO SANGUE TE CURA

2 - POR QUE AUTO HEMOTERAPIA TE CURA

3 - AUTO HEMOTERAPIA TEU SANGUE TE CURA















.
Postar um comentário