TUTORIAIS PARA USAR PARTICIPAR DESTE BLOG

26 de março de 2016

A AMIZADE ENTRE HUMANOS E ANIMAIS


A Intensidade e a Força da Amizade Entre um Homem e um Animal — Edgar Allan Poe

Desde a infância observavam minha docilidade e a humanidade de meu caráter. A ternura de meu coração era de fato tão conspícua que me tornava alvo de gracejos de meus companheiros. Gostava especialmente de animais e, assim, meus pais me permitiam que eu criasse um grande número de mascotes. Passava a maior parte de meu tempo com eles e meus momentos mais felizes transcorriam quando os alimentava e os acariciava. Esta peculiaridade de caráter cresceu comigo e, ao tornar-me homem, prossegui derivando dela uma de minhas principais fontes de prazer. Todos aqueles que estabelecem uma relação de afeto com um cão inteligente e fiel dificilmente precisarão que eu me dê ao trabalho de explicar a natureza da intensidade da gratificação que deriva de tal relacionamento. Existe alguma coisa no amor altruísta e pronto ao sacrifício de um animal que vai diretamente ao coração daquele que teve ocasiões frequentes de testar a amizade mesquinha e frágil dos homens.


— Edgar Allan Poe, in "O Gato Preto".

lustração de Briton Rivière.


Nenhum comentário: