TUTORIAIS PARA USAR PARTICIPAR DESTE BLOG

30 de maio de 2012

QUER ENTENDER POR QUÊ A INTERNET FAZ COM QUE NOS TORNEMOS TÃO DEPENDENTES DELA?






OXITOCINA ---> é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior. Este hormônio é responsável pela sensação de prazer quando a mãe tem o seu bebê e também quando o pai segura o seu filho nos braços. Vários especialistas a denominam hormônio do amor. Assim como a prolactina, a concentração de ocitocina aumenta 40% depois do orgasmo.

O nosso cérebro não entende o que é mundo real do virtual, ele não discerne um do outro e a sensação de prazer que temos ao estarmos nas redes sociais se atribui à reunião de ficarmos conectados a várias pessoas ao mesmo tempo e que no mundo dito "real", seria improvável. Então, por nos dar muito prazer estar diante dessa telinha, a Oxitocina é aumentada, provocando sensações de prazer ao nos relacionarmos com as pessoas aqui no Facebook, por exemplo.

Isso é bom?
Sim, eu considero, só que o excesso de informações que nosso cérebro processa aqui é muito mais numeroso do que antes da internet surgir, especialmente os sites de relacionamentos e ele passa a se acostumar com essa avalanche de informações e quando estamos fora do mundo virtual, é aonde podemos sentir estresse, crises de abstinências por estar ausente dela.

Tirei essas informações do Jornal noturno da Globo e para tal, eis o vídeo que ilustra melhor

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/conecte/v/pesquisadores-debatem-sobre-os-efeitos-do-acesso-constante-a-internet/1928493/

.

Nenhum comentário: